Orientações temporais: sua mente é voltada ao passado, ao presente ou ao futuro?

Orientações Temporais

Philip Zimbardo, psicólogo ex-professor de Stanford, famoso por um experimento que simulava uma prisão na Universidade, apresentou algumas formas diferentes de como podemos orientar nossa mente ao passado, presente ou futuro.

As decisões que você toma no dia-a-dia tem relação direta com a sua orientação temporal mental. Você pode ter uma mente orientada ao passado, uma mente orientada ao presente ou orientada ao futuro.

Mente Orientada ao Passado

Você ter dois tipos de mente orientada ao passado, dois tipos de orientação ao presente e dois tipos de orientação ao futuro. A mente orientada ao passado, pode ser positiva ou negativa, onde a negativa se sente muito magoada por tudo que aconteceu com ela e a positiva se sente grata ao passado, pois pôde aprender com ele.

Mente Orientada ao Presente

Da mesma forma, a mente orientada ao presente pode ser fatalista (aquelas pessoas que acham que tudo já está determinado, acreditam em destino) ou hedonista (pessoas que aproveitam o presente ao máximo, sem se preocupar com o amanhã.

Mente Orientada ao Futuro

E as pessoas orientadas ao futuro podem ser investidores (que sabem que pra ser magro amanhã, é preciso comer pouco hoje ou pra ser rico amanhã é preciso gastar pouco hoje) ou transcedental (que acreditam que a visa só começa após a morte).

Perfil Equilibrado

O perfil ótimo identificado pelo Philip Zimbardo é dotado de um auto-passado positivo, moderadamente investidor e moderadamente hedonista, e é muito importante não ter um passado negativo e não ter um presente fatalista.

1 thought on “Orientações temporais: sua mente é voltada ao passado, ao presente ou ao futuro?

Leave a Comment