Como Fazer Sushi Em Casa – Parte 1: Utensílios

Neste post eu vou relacionar quais são os utensílios necessários para começar a preparar sushis em casa, e também, um breve tutorial de como afiar adequadamente a principal faca de corte utilizada. Não estão listados aqui nenhum ingrediente, apenas os utensílios de cozinha. Prestenção:

Quais são os utensílios necessários para começar a fazer sushi?

1. Sudare (pronuncia-se sudarê ou sudaré)

Sudare é uma esteira de bambu. Você vai utilizar o sudare para enrolar o sushi. Tanto faz o lado que você vai utilizar para enrolar, mas é importante envolver a esteira em plástico filme antes de começar a usar, para evitar que o sushi se contamine com eventuais bactérias que possam estar presentes no bambu.

 

2. Shoyuzara (pronuncia-se tsuu za’a ou Xôiu zará)

Shoyuzara são aqueles potinhos pretos rasos onde você coloca o sushi. Em restaurantes populares, o shoyuzara costuma ser de plástico, porém, pense na natureza, nas tartarugas marinhas engasgadas, prefira um conjuntinho com 6 shoyuzara de porcelana para ter em casa. Muitos são pretos, porque o shoyu pode mandar porcelana branca.

 

3. Shamoji (pronuncia-se xamodji)

É a espátula utilizada para preparar o arroz.

 

4. Pinça

Uma pinça pequena de ponta achatada para remover as espinhas do peixe.

 

5. Pedra de Amolar

Prefira as pedras de cerâmica, com dois tipos de granulações, sendo uma de pelos menos #1000 e outra de #240. Prefira uma que já venha com suporte.

 

6. Benriner (pronuncia-se benríner)

O benriner é um fatiador de legumes que você irá precisar para fatiar o pepino na hora de preparar a salada sunomono sunô-monô). Também será utilizado para ralar nabos e chuchus.

 

7. Tábua de plástico

A tábua será utilizad apara montar o sushi e para cortar o peixe. Não utilize tábuas de madeiras, elas foram proibidas pela Anvisa! Prefira tábuas de polietileno.

 

8. Faca Deba (dêba)

A faca deba é utilizada para desossar o salmão por seu formato pequeno, grosso e resistente.

 

9. Faca Usuba

A faca usuba é utilizada para cortar legumes.

 

 

10. Faca Yanagi

Esta é a principal faca da Itamae San (a pessoa que faz o sushi em uma cozinha, o cozinheiro da frente da tábua). Ela é utilizada no preparo tanto de sushis quanto de sashimis. Se você está começando agora e só vai comprar os equipamentos essenciais, você já pode começar comprando essa faca. Ela será seu principal instrumento de trabalho.

As melhores facas yanagi podem custar em média R$300. Se você está começando agora, não precisa investir tão alto. Escolha uma mais simples enquanto você ainda é iniciante, e se organize para fazer um investimento maior em breve.

Afiando a faca

A faca recém adquirida não vem devidamente afiada para o preparo de sushi. Para deixá-la devidamente afiada, você precisa de uma pedra de amolar com granulação dupla, de medidas diferentes.

Uma pedra com uma face de granulação #1000 e outra face de granulação #240 é uma boa opção. O lado de granulação 240 serve para eliminar irregularidades na superfície da faca, caso existam, enquanto o lado de granulação #1000 (ou #2000 ou #3000) serve para afiar de fato.

 

Primeiramente, coloque a pedra na água para tirar o oxigênio de dentro dela, e evitar atritos desnecessários contra a lâmina da sua faca. Certifique-se de que não tem mais nenhuma bolha de ar saindo da pedra antes de começar a afiar.

 

 

 

 

Algumas pedras vem com um suporte, para apoio. Caso a sua não tenha o suporte, apoie a pedra em um tecido, como um pano de prato, por exemplo. Deite a lâmina perpendicularmente à pedra, formando uma cruz com a pedra de amolar e a faca.

A amolação da lâmina pode se dividida em três etapas. Primeiro, amola-se a ponta da faca, em seguida, o meio da lâmina e por último a base.

Incline levemente a parte não-cortante da lâmina, deixando um espaço equivalente a uma moeda, entre a lâmina e a pedra. Dessa forma, a parte cortante da faca estará em contato com a pedra, e o lado não-cortante estará distante alguns milímetros.

Agora apoiando bem a lâmina com os dedos, deslize-a sobre a pedra, indo da parte mais próxima do seu corpo, até a parte mais distante, e em seguida retorne à posição inicial. Esse movimento deve ser repetido cerca de 10 vezes, em cada uma das três partes da lâmina: ponta, meio e base.

Note que a força empregada no momento em que se desliza a faca debaixo para cima na pedra, deve ser maior que a força empregada ao retornar com a faca até a posição inicial.

Esse procedimento será feito apenas de um lado da lâmina. Ao teminar, vire a lâmina do outro lado, e deslize a lateral suavemente por cima da pedra.

Para testar o resultado, corte uma folha de papel. Se a lâmina cortar com facilidade, está pronta. Você deverá repetir esse procedimento sempre antes e depois de usar a faca. Bom preparo!

Leave a Comment