Vladimir Propp, “A Morfologia dos Contos de Fadas” (1928)

Em “A Morfologia dos Contos de Fadas”, Vladimir Propp identifica os elementos narrativos básicos dos contos folclóricos russos. Tais contos utilizam sempre de 7 classes de personagens (“agentes”), alguns estágios de evolução da narrativa e 31 funções narrativas das situações dramáticas.

7 classes de personagens (“agentes”)

Os personagem são divididos segundo sua esfera de ação:
1ª Esfera — O Agressor — o que faz mal;
2ª Esfera — O Doador — o que dá o objeto mágico ao herói;
3ª Esfera — O Auxiliar — que ajuda o herói no seu percurso;
4ª Esfera — A Princesa e o Pai — não tem de ser obrigatoriamente o Rei;
5ª Esfera — O Mandador — aquele que manda;
6ª Esfera — O Herói;
7ª Esfera — O Falso Herói.

31 funções narrativas das situações dramáticas

1- DISTANCIAMENTO: um membro da família deixa o lar (o Herói é apresentado);

2- PROIBIÇÃO: uma interdição é feita ao Herói (‘não vá lá’, ‘vá a este lugar’);

3- INFRAÇÃO: a interdição é violada (o Vilão entra na história);

4- INVESTIGAÇÃO: o Vilão faz uma tentativa de aproximação/reconhecimento (ou tenta encontrar os filhos, as jóias, ou a vítima interroga o Vilão);

5- DELAÇÃO: o Vilão consegue informação sobre a vítima;

6- ARMADILHA: o Vilão tenta enganar a vítima para tomar posse dela ou de seus pertences (ou seus filhos); o Vilão está traiçoeiramente disfarçado para tentar ganhar confiança;

7- CONIVÊNCIA: a vítima deixa-se enganar e acaba ajudando o inimigo involuntariamente;

8- CULPA: o Vilão causa algum mal a um membro da família do Herói; alternativamente, um membro da família deseja ou sente falta de algo (poção mágica, etc.);

9- MEDIAÇÃO: o infortúnio ou a falta chegam ao conhecimento do Herói (ele é enviado a algum lugar, ouve pedidos de ajuda, etc.);

10- CONSENSO/CASTIGO: o Herói recebe uma sanção ou punição;

11- PARTIDA DO HERÓI: o Herói sai de casa;

12-SUBMISSÃO/PROVAÇÃO: o Herói é testado pelo Ajudante, preparado para seu aprendizado ou para receber a magia;

13- REAÇÃO: o Herói reage ao teste (falha/passa, realiza algum feito, etc.);

14- FORNECIMENTO DE MAGIA: o Herói adquire magia ou poderes mágicos;

15- TRANSFERÊNCIA: o Herói é transferido ou levado para perto do objeto de sua busca;

16- CONFRONTO: o Herói e o Vilão se enfrentam em combate direto;

17- HERÓI ASSINALADO: ganha uma cicatriz, ou marca, ou ferimento

18- VITÓRIA sobre o Antagonista

19- REMOÇÃO DO CASTIGO/CULPA: o infortúnio que o Vilão tinha provocado é desfeito;

20- RETORNO DO HERÓI: (a maior parte da narrativas termina aqui, mas Propp identifica uma possível continuação)

21- PERSEGUIÇÃO: o Herói é perseguido (ou sofre tentativa de assassinato);

22- O HERÓI SE SALVA, ou é resgatado da perseguição;

23- O HERÓI CHEGA INCÓGNITO EM CASA ou em outro país;

24- PRETENSÃO DO FALSO HERÓI, que finge ser o Herói;

25- PROVAÇÃO: ao Herói é imposto um dever difícil; (narrar o ocorrido)

26- EXECUÇÃO DO DEVER: o Herói é bem-sucedido;

27- RECONHECIMENTO DO HERÓI (pela marca/cicatriz que recebeu);

28- o Falso Herói é exposto/desmascarado;

29- TRANSFIGURAÇÃO DO HERÓI;

30- PUNIÇÃO DO ANTAGONISTA

31- NÚPCIAS DO HERÓI: o Herói se casa ou ascende ao trono.

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