Como escrever uma piada

A comédia é um meio que transforma algum tipo de conhecimento e deve ser feita 24 horas por dia, a base de muita tentativa e erro. É preciso estar atento e observar o cotidiano com um olhar comediante constantemente.

Utilize a Técnica 5W2H

A técnica 5W2H consiste em: Who, where, when, what, why, how e how much. Você deve fazer estas 7 perguntas sobre o tema que você quer escrever, para que você consiga conhecer bem o contexto onde você está pisando.

Crie uma planilha

Outra boa estratégia é criar uma planilha, com uma coluna onde você irá listar todas as piadas que você conseguir pensar, encontrar ou estruturar, e ao lado de cada piada, na segunda coluna, você deve escrever o tema sobre o qual a piada trata. Assim, ao organizar a coluna dos temas por ordem alfabética, você terá um banco de piadas, construído por você, ao longo do tempo.

Fracos x Fortes

Toda piada tem uma vítima, que pode inclusive ser você mesmo. Um bom humorista escolhe cuidadosamente quem será a sua vítima. É possível atingir pessoas Fortes ou Fracas, individualmente ou coletivamente. Piadas com vítimas individuais fracas, CERTAMENTE serão criticadas. Coletivos fortes costumam ser mais tolerantes.

Improvise ensaiando

Faça por onde o seu roteiro de piadas parecer espontâneo e improvisado. Ensaiar muito pode ser a saída. Não ensaiar também. Chose your destiny.

Ensine errado

Utilize o humor para transmitir conhecimento, você pode fazer isso exagerando o mau exemplo. Uma pessoa desastrada fazendo um tutorial sobre como andar na corda bamba, por exemplo.

Experimente

Faça testes, pegadinhas, truques, ensaios abertos. Improvisos são bem vindos.

Explore universos contrastantes

Construa situações onde um grupo de pessoas politicamente corretas precisa realizar um furto, ou onde freiras precisem fazer striptease. O contraste por si só, será engraçado. Prefira incluir instantes de descontração em eventos tensos, pois isso ampliará o contraste.

 

Leave a Comment