Gêneros de Jogos

Se você ainda não sabe o que é um jogo, sugiro que você clique aqui e leia o nosso post sobre o tema. Depois você pode seguir a leitura deste artigo. Se você já sabe ou já leu, então vamos nessa! Gênero de jogo é a classificação de um jogo baseada na sua jogabilidade, e não em seu aspecto visual.

Gêneros de jogos eletrônicos

A maioria dos Gamers tem um tipo de jogo preferido e a classificação por gêneros facilita na hora de buscar um jogo novo. Nem sempre o uso de rótulos é algo ruim. Por exemplo, sem um rótulo, uma garrafa de água parece muito com uma garrafa de água sanitária.

Assim como não existe só um tipo de jogo, não existe só um tipo de gamificação, pois ela depende do gênero do jogo. Gamificação é o ato de resolver problemas de engajamento utilizando diversão e, por consequência, aprendizado. Leia o post de Teoria da Diversão, é sério.

Os jogos de aventura surgiram há algumas décadas, mas o gênero ação-aventura é mais recente. Alguns dos melhores jogos modernos surgem da união dos gêneros, mas eu particularmente acredito que essa lista está bem longe de estar completa. Aceito ajuda, inclusive.

 

Gênero de Jogos

Jogos de ação X Jogos de estratégia

Todo jogo focado em ação necessita que você tome decisões em tempo real, geralmente depende de algum tipo de cronômetro. Já o jogo de estratégia não deve ter a tomada de decisões forçada, pois o objetivo do jogo é que o jogador planeje a melhor estratégia e escolha a decisão ideal. Geralmente, essas duas jogabilidades são opostas.

Jogos de exploração X Jogos de conflito

Alguns jogos não são sobre competir com outros jogadores ou sobre ir mais rápido de um ponto A a um ponto B. Ao invés disso, alguns jogos são sobre descobrir, procurar, explorar um ambiente descobrindo segredos, e ativando a sua percepção, geralmente através de pequenas dicas que o guiam por um caminho. Jogos de damas ou xadrez não tem nada de exploração, seu único objetivo é derrotar o seu oponente, tratam-se de jogos de conflito.

Jogos de cooperação X Jogos de competição

Alguns jogos são sobre usuários com habilidades distintas ,que unem as suas forças em um grupo, buscando encontrar a solução de um problema. São os jogos de cooperação, focados no trabalho em equipe. Ao contrário disso, os jogos de competição permitem que o jogador teste os limites da sua própria habilidade individual. Os seres humanos em geral gostam bastante de competir e costumam aprender bastante dentro desse formato, subindo o nível de diversão do jogo. Saiba mais sobre Teoria da Diversão clicando aqui.

 

Leave a Comment